terça-feira, 1 de dezembro de 2009


EM FOCO OS DEZ MESES DO PREFEITO WALTINHO

Por: Tio Jorge

"O compromisso prioritário da nossa gestão é com o interesse público e com o conjunto da população".
Essa longa frase acima foi citada pelo Prefeito Waltinho no seu primeiro discurso de posse na Câmara Municipal de Vereadores de Heliópolis no dia 01 de Janeiro de 2009, na oportunidade Waltinho agradeceu os votos de confiança e disse que iria governar não só para os que nele votaram, mas para todos os mais 13.000 mil habitantes do município. Nesse seu primeiro discurso Waltinho conseguiu plantar nos corações do Povo Heliopolense a certeza de que o seu governo seria de todos. O Povo da cidade e do interior que assistiram a posse do prefeito viram nele a serenidade e a vontade de realizar uma boa gestão voltada para o crescimento econômico e social, mas, no entanto, Waltinho esqueceu de falar ao povo no seu discurso que iria assumir uma prefeitura cheia de débitos e dividas com a União e, que necessitaria de Seis Oito ou até quem sabe de Dez Meses para colocar as contas e a casa em ordem. Talvez por esse esquecimento que iria ser lembrado meses mais tarde, é que ele hoje amarga uma rejeição de 39% daqueles que não crêem que ele faça uma boa administração e tenha sucesso. Como se não bastasse, o Prefeito ainda tem que conviver com as constantes denuncias da oposição que na Câmara de vereadores anda tiram o sossego do presidente da casa, pedindo a ele e ao prefeito respeito, veracidade, transparências e divulgação dos gastos dos recursos públicos do município. A líder da oposição Anda Dalva ainda cobra de Mendonça explicações sobre as contas da Câmara que para ela não estar tendo transparências como deveria.
Faltando um pouco mais de uma semana para o prefeito iniciar o seu 11º Mês (Onze Meses) de administração ele já coleciona muitas críticas e cobrança dos moradores dos povoados e da cidade impacientes por não verem as realizações que tanto ele tem falado por onde vai. Aqui na cidade as cobranças são entorno das benfeitorias nas ruas como Pavimentações, Obras de saneamento básico, construção das Praças da Rua das Pedrinhas, Isabel Ribeiro e recuperação das Praças XV de Novembro, Padre Mendonça entre outras. A população tem também cobrado de Waltinho iluminação de algumas ruas e um Olhar especial para a Comunidade do Santo do Mont (IRAQUE) que foi esquecida na administração de Aroaldo Barbosa (Popular Amiguinho) e Zé do Sertão (Popular Zé Garante). Diante de tantas cobranças da população nas ruas e pelos povoados, Waltinho tem si mostrado ser um Prefeito ouvidor das queixas, mas sempre demonstra ser confiante ao afirmar que sabe e reconhece as necessidades da população e, que o compromisso assumido na campanha continua de pé, mas necessita do apoio de todos para fazer as realizações que tanto o povo reivindica. Por sempre demonstrar essa confiança, Waltinho estar sendo apelidado por ai como o prefeito que não sabe dizer não, devido à forma e o tratamento dado às pessoas que vive solicitando dele ações diretas. Espera-se que ele no ano que vem realmente realize as obras que tanto todo o povo Heliopolense reivindica, para a alegria de muito e tristeza daqueles que por um motivo qualquer está torcendo para que tudo der errado.

A POLÍTICA COMO ELA É

Foi bom o quanto durou, agora é cada um por si e desejo que alguém se saia muito mal. Até o presente momento ninguém conseguiu assimilar ou entender porque Mundinho do Tijuco e Marcelo de Agenor cortaram os laços com o Governo de Walter Almeida Rosário com menos de oito meses. Todos do Grupo dos Pardais são sabedores que tanto Mundinho quanto Marcelo de Agenor foram peças fundamentais na eleição do Prefeito Waltinho. As especulações que surgiram aos longos desses meses ainda são desencontradas e os personagens principais desse rompimento preferem ironizar ao invés de falar o que realmente aconteceu. Mais como o nosso repórter Jorge Souza é muito vivo, ele conseguiu ouvir um dos dois lados afetados pelo rompimento. Segundo Mundinho do Tijuco o Prefeito Waltinho não quis assumir o compromisso que tinha feito com ele durante a campanha. Já Marcelo de Agenor preferem apenas afirmar que o prefeito não deve nada a ele e que deseja que ele tenha sorte, mas, no entanto, fez questão de lembrar que ele foi peça muito importante na eleição do Prefeito Waltinho e que isso teria que ser levado em conta. Nosso repórter não precisou perguntar ao Prefeito Waltinho sobre o rompimento, pois na primeira audiência publica da cidade ocorrida nos meados do mês de junho ele no seu terceiro discurso disse: "Não irei pagar dividas pessoais de ninguém e não estou preocupado com os novos grupos que estão se formando na cidade". Com essas palavras o Prefeito Waltinho deixou bem claro que não deve nada a Marcelo de Agenor e a Mundinho do Tijuco. Parece que o rompimento dois ex-aliados do Prefeito não terá mais volta, mas como na política Heliopolense tudo pode acontecer, vale apenas ficar de prontidão para novos acontecimentos envolvendo esses nomes.

A ESPERANÇA TEM NOME PARTIDO VERDE

Ele fez o possível e até o impossível para tentar continuar com os seus sonhos de ficar num partido honroso, mas com os últimos acontecimentos e a falta de ética do Presidente do partido ele achou melhor sair. Landisvalth dos Santos Lima (Professor Landisvalth) saiu do PT, partido esse que ele tinha uma paixão quase eterna, mas como toda paixão tem o seu tempo certo de acabar, com Landisvalth não foi diferente. A sua trajetória no Partido dos Trabalhadores PT teve o seu dia de glória quando em 2004 ele se candidatou a Prefeito de Heliópolis tendo como vice Zé Guerra. Naquele ano Landisvalth desafiou a todos e os grupos que duvidavam que ele saísse como candidato. Na sua frase de campanha estava escrito "Heliópolis só muda se você mudar"; infelizmente o Povo não quis mudança, ou melhor, dizendo, naquele ano o Novo foi sepultado vivo, a mesmice perdeu a eleição e o Passado foi desenterrado e venceu as eleições. Daí por diante iniciou uma guerra entre o companheiro Zé Guerra e o Professor Landisvalth pela presidência do PT e, como já era de se esperar Zé Guerra venceu e continua mandando na presidência do PT até hoje. No ano passado Landisvalth outra vez foi manchete em todos os jornais e nos bate-papos nas mesas de bares quando resolveu apoiar o então prefeito da época Zé do Sertão candidato a reeleição. O seu candidato não venceu as eleições, mas Landisvalth conseguiu eleger a sua esposa Ana Dalva como Vereadora. Na segunda semana desse mês ele mais uma vez foi manchete na cidade ao declarar que sairia do PT e iria para o PV. Essa notícia realmente balançou as estrutura da política local e agora de partido novo e com novas filosofias, o Professor Landisvalth Lima pretende pintar a cidade de verde, plantar algumas Árvores para a alegria do Professor Zé Milton Presidente do Partido e, quem sabe para tristeza daqueles que ainda não descobriu qual é a Cor do Cavalo Branco de Napoleão.


PROPOSTAS ADESÕES E NOMES PARA 2012.

As eleições de 2012 estão muito longe, já a presidencial estão chagando e em 2010 isto é, no ano que vem ela acontecerá e o resultado poderá influenciar diretamente na administração atual e na sucessão municipal para 2012. Depois do rompimento de Marcelo e de Mundinho iniciou-se uma verdadeira corrida pelos povoados. Mundinho, Marcelo de Agenor ao lado do Vereador Valdelício e companhia estão conversando e fazendo suas reuniões por ai e, muitos nomes estão surgindo para prefeito em 2012. Ana Dalva, Gama Neves, Aroaldo Barbosa, Roberto da Farmácia e Zélia esposa de Antonio Jacson são alguns deles. Entre esses cinco nomes escolhemos o nome do Candidato Derrotado nas eleições do ano passado Gama Neves para falar sobre o seu nome e os demais. Enviamos um e-mail para Gama perguntando como ele analisa a citação do seu nome como provável candidato a prefeito em 2012? Gama agradeceu o contato e respondeu a nossa pergunta dizendo: "À Candidatura em 2012 é sempre motivo de alegria ver os amigos lembrarem do nosso nome. Quanto aos nomes citados acredito que o da Vereadora Ana Dalva merece respeito, quanto aos demais não os vejo com capacidade de aglutinação. Não precisamos de novos nomes e sim de um novo modelo de administrar. Esse é o objetivo. Estarei sempre de prontidão para novos desafios. Heliópolis necessita da Força Jovem que grupo como o teu Tio Jorge tão bem representa. Forte Abraço".
COM A PALAVRA O ANALISTA POLÍTICO DO IMPACTO. Essa declaração de Gama Neves deixa bem claro que ele ainda tem boas pretensões para com Heliópolis e que os trabalhos de adesões estão a todo vapor. Segundo o que se comenta por ai existe uma proposta bem interessante para que a oposição apóie o Candidato do DEM a Governador da Bahia Paulo Souto e José Carlos Aleluia para Deputado Federal que tem como assessor Gama Neves; se essa proposta for aceita pelos desistentes de Zé do Sertão e pelos oposicionistas, ficará muito fácil para que Gama Neves seja o candidato a prefeito em 2012, mas no entanto todos terão que esquecer as diferenças e trabalhar em conjunto. O interessante nisso tudo é saber que tudo indica que os Bem-ti-vis irão realmente apoiar os candidatos do DEM Paulo Souto e José Carlos Aleluia em 2010. Já o Grupo dos Pardais deixam como certo o apoio aos Deputados Estadual e Federal Álvaro Gomes e Daniel Almeida ambos do PCdoB, enquanto que a Governador da Bahia ninguém se quer diz se vai votar nele ou não. Durantes as Sessões da Câmara de Vereadores só se ouvi falar que se a recuperação da BA 393 não sair o Governador Wagner não terá votos no município. Essas declarações dos vereadores que formam a Base governista são muito graves, afinal os recursos do governo da Bahia estão chegando aqui como nunca se viu, mais parece que esses vereadores não sabem ou estão se fazendo de desentendidos. Mais isso é até normal, afinal muitos desses vereadores são filhos do Carlismo e não será estranho vê-los votando em Paulo Souto para Governador. Finalizando o nosso comentário vale apenas divulgar que a Vereadora Ana Dalva cada dia que se passa surpreende ainda mais os seus eleitores toda vez que tem a honra de usar a tribuna da Câmara para falar. Os comentários e os aplausos sobre a atuação da vereadora são diversos, sem escolher o lado partidário. Com isso ela vai ganhando terreno e fama. E por falar nisso o Ex-prefeito Zé do Sertão já está de volta a Cidade de Heliópolis e confirmou que vai sair como Candidato a Deputado Federal nas eleições de 2010, só falta ele confirmar qual será o Partido e quem são os seus eleitores, pois o Amigo Gama Neves ganhou a concorrência e os Bem-ti-vis estão com Gama nas eleições do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário