quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

EM DESTAQUE A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL IMPACTO NOTÍCIAS DE HELIÓPOLIS


EDITORIAL IMPACTO
O CONTROLE DAS AÇÕES.

Por: ObservadoPor: Observador

Sem pressa, porém consciente. É dessa forma que o prefeito Waltinho tem conduzido este município. As criticas, as cobranças do povo nas ruas e os ataques da oposição na Câmara, parece não surgir efeito algum no prefeito, que continua afirmando por onde vai que as realizações virão em breve. Essa aparente tranqüilidade do Prefeito tem deixado os seus opositores irritados, pois eles têm pressa pra saber se realmente o povo escolheu certo o seu gestor, mas acredite a torcida de boa parte deles é pra que tudo dê errado. Nunca na história deste município se viu tanta gente criticando uma gestão antes mesmo de completar Um (01) ano. Nunca foi tão fácil ver lideres políticos que são (verdadeiros aproveitadores) saírem de um governo no início por não terem os seus desejos ou reivindicações atendidas. Realmente o governo de Walter Rosário necessita tomar um bom banho de Arrudas com Sal Grosso para tentar tirar os maus olhados e maus fluidos.
Nosso repórter foi até a casa do prefeito Watinho e indagou dele se as criticas, as cobranças do povo nas ruas e os ataques da oposição o deixa irrita ou entristecido. Em reposta a nossa pergunta Waltinho disse que ver tudo isso com naturalidade, pois isso é uma prova de que o povo votou certo e que ele foi eleito prefeito para tirar Heliópolis dessa situação e que nenhum dos seus antecessores teve essa preocupação. O prefeito ainda nos informou que no inicio da gestão do seu antecessor, o município foi colocado varias vezes em estado de emergência e de calamidade publica e, durante mais de Dois anos e meio nada foi construído no município, mas no discurso dele Heliópolis estava no caminho certo com dividas e as contas todas em dias com a União, mas na verdade tudo isso era só palavras, pois a realidade era bem diferente, mas os oposicionistas de hoje não lembraram de cobrar-lo e criticar-lo. Waltinho disse que é muito fácil a oposição ter pressa, cobrar e criticar de uma gestão que ainda estar no início. O Prefeito afirmou que o município já está fora da lista de devedores e que agora é possível fazer convênios com os Governos Federal e Estadual, ações essas que os seus antecessores tentaram mais não conseguiram. Durante esse bate-papo rápido como o gesto, foi possível notar nele uma tranqüilidade sem igual e que ele tem sobre controle as suas ações. Outro fator determinante é a certeza dada pelo prefeito de que o inicio das obras será mesmo no ano que vem.


DECLARAÇÃO DE GAMA NEVES GERA POLÊMICA

Ao declarar numa entrevista exclusiva a este jornal que os nomes de Zélia de Antonio Jacson, Aroaldo Barbosa, Roberto da Farmácia, não era motivos para aglutinação, Gama Neves conseguiu trazer todo o foco do Mundo da Política local para perto de si. A polêmica em torno dessa frase pegou muita gente de surpresa e, alguns que tiveram os seus nomes citados, afirmaram ser uma ofensa a sua moral como lidere político deste município. Gama Neves só poupou das criticas a vereadora Ana Dalva, que segundo ele é merecedora de respeito, mas em contra partida Ana Dalva declarou que os outros nomes também são merecedores de respeitos. Diante desse auê uma coisa é certa, Gama Neves sabe o que diz e ninguém melhor do que ele para explicar toda essa confusão, mas uma coisa é notável nisso tudo muitas águas hão de rolar até o final deste ano.
ANALISTA POLÍTICO DO IMPACTO. Realmente Gama numa única frase mandou um recado direto para aqueles que pretendem subir nos palanques o ano que vem para apresentar ao Povo do município os seus candidatos a deputados estaduais e federais e conseqüentemente os seus nomes afirmando que também serão candidatos a prefeito em 2012. Em miúdo Gama deixou bem claro que nesse momento ele é o mais gabaritado para no futuro assumir a Casa do Poder Executivo Municipal (Prefeitura) em 2012. Ele até tem suas razões tudo isso devido o seu nome estar entre os Sete (07) como o mais citados nas conversas de mesa de bar, como a pessoa que pode desestabilizar a gestão do PCdoB, graças ao seu entendimento com aqueles que votaram em Zé do Sertão e que hoje nem querem ouvir falar no nome dele. Por outro lado existe algo que para muito parece ser perfeito mais para outros é errado pensar assim. Gama caminha com a certeza de que a administração atual vai naufragar e justifica a sua declaração, apontando que mais de 40% apostam e estão torcendo contra pra que tudo dê errado, mas isso é até normal, afinal Gama assim como a oposição estão fazendo a sua parte, ou melhor, o seu papel de oposição ao prefeito Waltinho. Devemos lembrar a todos que a oposição não estar só na Câmara de vereadores, mas nos quatro cantos da cidade ou, por onde o candidato Waltinho andou fazendo acordos e dando esperança de mudança ao povo. Neste instante é necessário que o prefeito Waltinho tenha na mente a certeza de que tem muita gente lá fora com o sangue fervendo na aveia torcendo contra a sua gestão.
Mais enquanto o desenrolar da história não acontece, Roberto da Farmácia juntamente com Marcelo de Agenor, apresentaram na ultima semana o candidato a Deputado Estadual pelo PTN Luiz Sobral, que defende o seu mandato de vereador em Salvador. Luiz Sobral é filho da Cidade de Irecer e como tal aceitou o convite de Roberto da Farmácia e de Marcelo de Agenor e veio até Heliópolis conversar e se apresentar ao povo. No mais vamos nesse momento deixar as nossas lamentações diante do abandono da Praça Padre Mendonça que está esburacada e os bancos com as tábuas quebradas, além do Prédio da Igreja Matriz que está surjo e até uma plantinha nasceu na parte superior da parede, deixando bem evidente que tanto o Padre quando a Secretaria de Obras não estão nem interessados em resolver tais problemas. Queremos também abraçar fortemente os dois vereadores da Base aliada do prefeito Giomar e Claudivan ambos autores de duas notáveis idéias. Segundo Giomar ele irá enviar um projeto para a Câmara solicitando do Poder Executivo Municipal para patentear as Árvores do Município para que ninguém as derrube. Já o seu projeto de Claudivan pretende cercar com grades o Mercado Abandona da Praça Isabel Ribeiro, para que a prostituição e o consumo de Drogas sejam inibidos naquele local. Devemos apenas lembrar que esse projeto já foi aprovado. Nesse instante fica aqui registrado essas duas idéias e a nossa reflexão. "Temos tantas outras necessidades nesta que merecem ter uma preocupação dos nossos representantes no Legislativo como a Construção da Praça da Rua das Pedrinhas e a Recuperação de outras, mas eles só têm preocupação em cercar mercado e patentear as Árvores da cidade". E A COR DO CAVALO BRANCO DE NAPOLEÃO CONTINUA SENDO UM MISTÉRIO...


DEBATE SEM A PRESENÇA DA SITUAÇÃO.


Atendendo a uma solicitação feita pela vereadora Ana Dalva através de um requerimento convidando os Diretores das escolas Waldir Pires Marizan e do José Dantas Professora Elza Rosário, além dos Professores José Milton, Igor Leonardo, Landisvalth Lima, o presidente do SINDHELI Marlon e o Secretário de Educação Antonio Valter para um debate sobre a Educação do município, o Presidente da Câmara Mendonça iniciou os trabalhos da Sessão da última segunda-feira promovendo esse debate. No entanto, só os professores José Milton, Igor Leonardo e Landisvalth Lima compareceram para debater.
O debate iniciou com uma frase universal que dizia “vamos discutir sobre Educação com responsabilidade”. Em seguida o professor José Milton fez seu pronunciamento que deixou muita gente emocionada. Segundo o professor, ele ajudou a formar e a fundar o SINDHELI. Disse que é professor do município e que deseja ver um dia que alguém reconheça os esforços do seu trabalho. Afirmou que é fã da Escola Waldir Pires onde estudou e se formou e, que é uma escola de referencia muito grande no município. Afirmou que se todos juntar forças poderemos lutar por uma Heliópolis melhor. Disse que é fã do professor Landisvalth, afirmou que respeita todos os vereadores e que todos eles foram eleitos pelo povo do município e concluiu dizendo que acredita em Heliópolis. Após essas palavras que foram vistas como um verdadeiro elogio a todos os presentes, o presidente da Casa Mendonça disse que o professor José Milton tem autoridade para falar, pois ele cumpriu bem as suas obrigações. Nesta sessão aconteceu de tudo, até os alunos do 3º ano do José Dantas foram cobrar do Professor Landisvalth uma posição quanto à segunda chamada da prova de português que ele se recusa a fazer. Em resposta o professor disse que só irá fazer a prova, quando a Diretora Elza Rosário reconhecer que errou quando deixou de avisar-lo que naquela referida data não iria ser realizada a prova. Ao ouvir essas palavras o presidente Mendonça interferiu na conversa questionando o professor sobre a sua posição. Em resposta o professor disse que não estava pedindo para que a diretora fosse pedir a ele (Landisvalth) para fazer a prova, mas sim que ela afirmasse que não informou a ele o adiamento da prova. Fora da discussão e do bate-boca, a professora Josenaide pediu permissão para falar e disse: “Os dois lados estão errados, endento o lado do professor e da direção, mas os alunos não podem ficar nessa linha de fogo. Afirmou que é preciso que tenhamos um pouco de humildade e que sente muito em ver e ouvir isso tudo. Josenaide concluiu afirmando que é necessário pensar positivo nessa hora”.


VALDELÍCIO E MUNDINHO DO TIJUCO LANÇA UM NOVO NOME PARA 2012


Em fim o Sexto nome foi citado e como os demais merece uma atenção especial desse jornal para tais comentários futuros. Beto de Ildinho filho da ex - vice prefeita de Heliópolis Santaninha. O vereador Valdelício e Mundinho do Tijuco lançaram na última semana de novembro o nome desse jovem para Prefeito em 2012. Beto de Ildinho assim conhecido na cidade é um jovem que sempre quis o melhor para a sua cidade. Ele não se envolve muito na política local, mas como tal curte muito a idéia de ir para os comícios ouvir o que os candidatos têm a falar e quais são a suas propostas. Quando nosso Repórter Tio Jorge ficou sabendo que o seu nome foi citado como provável candidato para 2012, Tio Jorge foi ao encontro de Beto para ouvir o que ele tem a dizer de tudo isso. Valdelício e Mundinho do Tijuco estão lançando seu nome como provável candidato a prefeito em 2012. O que você tem a dizer? “Na verdade o lançamento do meu nome a prefeito feito por Mundinho e Valdelício foi uma idéia deles e, eu só fiquei sabendo devidos os comentários que estão surgindo por ai”. O que eu tenho a dizer é que mim sinto muito feliz por ver o meu nome citado, mas devo lembrar a todos que isso talvez seja uma brincadeira feita por Mundinho e Valdelício. Eu quero que todos saibam que eu torço para que a administração atual dê certo. Eu quero mesmo é que a cidade cresça, gere trabalho e renda ao povo Heliopolense”.

DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA RUA BALBINO TORRES


O bem mais precioso que o nosso Bom Deus nos deu parece estar fora de controle aqui em Heliópolis, devido o desperdício e a falta de fiscalização por parte do Poder Executivo e Legislativo Municipal. Não é de ontem e nem de hoje, que nós estamos chamando a atenção das autoridades e da Embasa quanto o problema do desperdício de água. Na madrugada da última quarta –feira dia 25 de novembro, um cano quebrado ao lado da escola Castro Alves jogou fora mais de 100 Mil metros cúbicos de água, que estava descendo ladeira abaixo na Rua do vereador Mendonça Dantas. Como se não bastasse na Rua do nosso Repórter Jorge Souza, a caixa d´água jogou fora durante a madrugada mais 500 metros cúbicos de água, que só teve o seu desperdício controlado ao raia do dia. Mais esse problema não é velho, só para se ter uma idéia do assunto basta conversar com os moradores daquela rua que eles irão afirmar o que estamos denunciando. Ta faltando fiscalização. NÓS ESTAMOS DE OULHO.

INFORMANDO SECRETARIA DE SAÚDE
Os agentes de endemias através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda população Heliopolense quanto ao perigo da proliferação do mosquito aedes aegypti (do dengue). O verão está chegando e com aumenta o risco do crescimento da epidemia; diante disso os agentes de endemias estarão à disposição e de prontidão para esclarecer qualquer duvida. Vale apenas lembrar que o acumulo de água em caixas descobertas, pneus, vasos de plantas, casca de ovos e vasos de plantas, ajudam na proliferação do mosquito. Vamos ficar atentos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


EM FOCO OS DEZ MESES DO PREFEITO WALTINHO

Por: Tio Jorge

"O compromisso prioritário da nossa gestão é com o interesse público e com o conjunto da população".
Essa longa frase acima foi citada pelo Prefeito Waltinho no seu primeiro discurso de posse na Câmara Municipal de Vereadores de Heliópolis no dia 01 de Janeiro de 2009, na oportunidade Waltinho agradeceu os votos de confiança e disse que iria governar não só para os que nele votaram, mas para todos os mais 13.000 mil habitantes do município. Nesse seu primeiro discurso Waltinho conseguiu plantar nos corações do Povo Heliopolense a certeza de que o seu governo seria de todos. O Povo da cidade e do interior que assistiram a posse do prefeito viram nele a serenidade e a vontade de realizar uma boa gestão voltada para o crescimento econômico e social, mas, no entanto, Waltinho esqueceu de falar ao povo no seu discurso que iria assumir uma prefeitura cheia de débitos e dividas com a União e, que necessitaria de Seis Oito ou até quem sabe de Dez Meses para colocar as contas e a casa em ordem. Talvez por esse esquecimento que iria ser lembrado meses mais tarde, é que ele hoje amarga uma rejeição de 39% daqueles que não crêem que ele faça uma boa administração e tenha sucesso. Como se não bastasse, o Prefeito ainda tem que conviver com as constantes denuncias da oposição que na Câmara de vereadores anda tiram o sossego do presidente da casa, pedindo a ele e ao prefeito respeito, veracidade, transparências e divulgação dos gastos dos recursos públicos do município. A líder da oposição Anda Dalva ainda cobra de Mendonça explicações sobre as contas da Câmara que para ela não estar tendo transparências como deveria.
Faltando um pouco mais de uma semana para o prefeito iniciar o seu 11º Mês (Onze Meses) de administração ele já coleciona muitas críticas e cobrança dos moradores dos povoados e da cidade impacientes por não verem as realizações que tanto ele tem falado por onde vai. Aqui na cidade as cobranças são entorno das benfeitorias nas ruas como Pavimentações, Obras de saneamento básico, construção das Praças da Rua das Pedrinhas, Isabel Ribeiro e recuperação das Praças XV de Novembro, Padre Mendonça entre outras. A população tem também cobrado de Waltinho iluminação de algumas ruas e um Olhar especial para a Comunidade do Santo do Mont (IRAQUE) que foi esquecida na administração de Aroaldo Barbosa (Popular Amiguinho) e Zé do Sertão (Popular Zé Garante). Diante de tantas cobranças da população nas ruas e pelos povoados, Waltinho tem si mostrado ser um Prefeito ouvidor das queixas, mas sempre demonstra ser confiante ao afirmar que sabe e reconhece as necessidades da população e, que o compromisso assumido na campanha continua de pé, mas necessita do apoio de todos para fazer as realizações que tanto o povo reivindica. Por sempre demonstrar essa confiança, Waltinho estar sendo apelidado por ai como o prefeito que não sabe dizer não, devido à forma e o tratamento dado às pessoas que vive solicitando dele ações diretas. Espera-se que ele no ano que vem realmente realize as obras que tanto todo o povo Heliopolense reivindica, para a alegria de muito e tristeza daqueles que por um motivo qualquer está torcendo para que tudo der errado.

A POLÍTICA COMO ELA É

Foi bom o quanto durou, agora é cada um por si e desejo que alguém se saia muito mal. Até o presente momento ninguém conseguiu assimilar ou entender porque Mundinho do Tijuco e Marcelo de Agenor cortaram os laços com o Governo de Walter Almeida Rosário com menos de oito meses. Todos do Grupo dos Pardais são sabedores que tanto Mundinho quanto Marcelo de Agenor foram peças fundamentais na eleição do Prefeito Waltinho. As especulações que surgiram aos longos desses meses ainda são desencontradas e os personagens principais desse rompimento preferem ironizar ao invés de falar o que realmente aconteceu. Mais como o nosso repórter Jorge Souza é muito vivo, ele conseguiu ouvir um dos dois lados afetados pelo rompimento. Segundo Mundinho do Tijuco o Prefeito Waltinho não quis assumir o compromisso que tinha feito com ele durante a campanha. Já Marcelo de Agenor preferem apenas afirmar que o prefeito não deve nada a ele e que deseja que ele tenha sorte, mas, no entanto, fez questão de lembrar que ele foi peça muito importante na eleição do Prefeito Waltinho e que isso teria que ser levado em conta. Nosso repórter não precisou perguntar ao Prefeito Waltinho sobre o rompimento, pois na primeira audiência publica da cidade ocorrida nos meados do mês de junho ele no seu terceiro discurso disse: "Não irei pagar dividas pessoais de ninguém e não estou preocupado com os novos grupos que estão se formando na cidade". Com essas palavras o Prefeito Waltinho deixou bem claro que não deve nada a Marcelo de Agenor e a Mundinho do Tijuco. Parece que o rompimento dois ex-aliados do Prefeito não terá mais volta, mas como na política Heliopolense tudo pode acontecer, vale apenas ficar de prontidão para novos acontecimentos envolvendo esses nomes.

A ESPERANÇA TEM NOME PARTIDO VERDE

Ele fez o possível e até o impossível para tentar continuar com os seus sonhos de ficar num partido honroso, mas com os últimos acontecimentos e a falta de ética do Presidente do partido ele achou melhor sair. Landisvalth dos Santos Lima (Professor Landisvalth) saiu do PT, partido esse que ele tinha uma paixão quase eterna, mas como toda paixão tem o seu tempo certo de acabar, com Landisvalth não foi diferente. A sua trajetória no Partido dos Trabalhadores PT teve o seu dia de glória quando em 2004 ele se candidatou a Prefeito de Heliópolis tendo como vice Zé Guerra. Naquele ano Landisvalth desafiou a todos e os grupos que duvidavam que ele saísse como candidato. Na sua frase de campanha estava escrito "Heliópolis só muda se você mudar"; infelizmente o Povo não quis mudança, ou melhor, dizendo, naquele ano o Novo foi sepultado vivo, a mesmice perdeu a eleição e o Passado foi desenterrado e venceu as eleições. Daí por diante iniciou uma guerra entre o companheiro Zé Guerra e o Professor Landisvalth pela presidência do PT e, como já era de se esperar Zé Guerra venceu e continua mandando na presidência do PT até hoje. No ano passado Landisvalth outra vez foi manchete em todos os jornais e nos bate-papos nas mesas de bares quando resolveu apoiar o então prefeito da época Zé do Sertão candidato a reeleição. O seu candidato não venceu as eleições, mas Landisvalth conseguiu eleger a sua esposa Ana Dalva como Vereadora. Na segunda semana desse mês ele mais uma vez foi manchete na cidade ao declarar que sairia do PT e iria para o PV. Essa notícia realmente balançou as estrutura da política local e agora de partido novo e com novas filosofias, o Professor Landisvalth Lima pretende pintar a cidade de verde, plantar algumas Árvores para a alegria do Professor Zé Milton Presidente do Partido e, quem sabe para tristeza daqueles que ainda não descobriu qual é a Cor do Cavalo Branco de Napoleão.


PROPOSTAS ADESÕES E NOMES PARA 2012.

As eleições de 2012 estão muito longe, já a presidencial estão chagando e em 2010 isto é, no ano que vem ela acontecerá e o resultado poderá influenciar diretamente na administração atual e na sucessão municipal para 2012. Depois do rompimento de Marcelo e de Mundinho iniciou-se uma verdadeira corrida pelos povoados. Mundinho, Marcelo de Agenor ao lado do Vereador Valdelício e companhia estão conversando e fazendo suas reuniões por ai e, muitos nomes estão surgindo para prefeito em 2012. Ana Dalva, Gama Neves, Aroaldo Barbosa, Roberto da Farmácia e Zélia esposa de Antonio Jacson são alguns deles. Entre esses cinco nomes escolhemos o nome do Candidato Derrotado nas eleições do ano passado Gama Neves para falar sobre o seu nome e os demais. Enviamos um e-mail para Gama perguntando como ele analisa a citação do seu nome como provável candidato a prefeito em 2012? Gama agradeceu o contato e respondeu a nossa pergunta dizendo: "À Candidatura em 2012 é sempre motivo de alegria ver os amigos lembrarem do nosso nome. Quanto aos nomes citados acredito que o da Vereadora Ana Dalva merece respeito, quanto aos demais não os vejo com capacidade de aglutinação. Não precisamos de novos nomes e sim de um novo modelo de administrar. Esse é o objetivo. Estarei sempre de prontidão para novos desafios. Heliópolis necessita da Força Jovem que grupo como o teu Tio Jorge tão bem representa. Forte Abraço".
COM A PALAVRA O ANALISTA POLÍTICO DO IMPACTO. Essa declaração de Gama Neves deixa bem claro que ele ainda tem boas pretensões para com Heliópolis e que os trabalhos de adesões estão a todo vapor. Segundo o que se comenta por ai existe uma proposta bem interessante para que a oposição apóie o Candidato do DEM a Governador da Bahia Paulo Souto e José Carlos Aleluia para Deputado Federal que tem como assessor Gama Neves; se essa proposta for aceita pelos desistentes de Zé do Sertão e pelos oposicionistas, ficará muito fácil para que Gama Neves seja o candidato a prefeito em 2012, mas no entanto todos terão que esquecer as diferenças e trabalhar em conjunto. O interessante nisso tudo é saber que tudo indica que os Bem-ti-vis irão realmente apoiar os candidatos do DEM Paulo Souto e José Carlos Aleluia em 2010. Já o Grupo dos Pardais deixam como certo o apoio aos Deputados Estadual e Federal Álvaro Gomes e Daniel Almeida ambos do PCdoB, enquanto que a Governador da Bahia ninguém se quer diz se vai votar nele ou não. Durantes as Sessões da Câmara de Vereadores só se ouvi falar que se a recuperação da BA 393 não sair o Governador Wagner não terá votos no município. Essas declarações dos vereadores que formam a Base governista são muito graves, afinal os recursos do governo da Bahia estão chegando aqui como nunca se viu, mais parece que esses vereadores não sabem ou estão se fazendo de desentendidos. Mais isso é até normal, afinal muitos desses vereadores são filhos do Carlismo e não será estranho vê-los votando em Paulo Souto para Governador. Finalizando o nosso comentário vale apenas divulgar que a Vereadora Ana Dalva cada dia que se passa surpreende ainda mais os seus eleitores toda vez que tem a honra de usar a tribuna da Câmara para falar. Os comentários e os aplausos sobre a atuação da vereadora são diversos, sem escolher o lado partidário. Com isso ela vai ganhando terreno e fama. E por falar nisso o Ex-prefeito Zé do Sertão já está de volta a Cidade de Heliópolis e confirmou que vai sair como Candidato a Deputado Federal nas eleições de 2010, só falta ele confirmar qual será o Partido e quem são os seus eleitores, pois o Amigo Gama Neves ganhou a concorrência e os Bem-ti-vis estão com Gama nas eleições do ano que vem.

domingo, 29 de novembro de 2009

O FUTURO DO AÇUDE DA CIDADE




O FUTURO DO AÇUDE DA CIDADE

EU AINDA ERA UMA CRIANÇA QUANDO OUVIR FALAR DE VOCÊ.


Olhando essa linda imagem é possivel ver uma linda represa, aparentemente com água cristalina e sem poluição. Mais nessa represa ou melhor nesse açude a coisa não é bem assim. Essa foto é do Açude da Cidade de Heliópolis - Bahia. talvez vocês amigos leitores não acreditem mais é verdade o que eu irei informar a todos vocês. Em abril de 2002 na Administração do prefeito da época, um projeto ousado através do governo estadual e federal, fez com que a rede de Esgoto fosse despejada dentro desse açude, ação essa que viria poluir ás águas do nosso maior Patrimônio Municipal dessa didade. Hoje Sete anos mais tarde o abandono do açude entristesse todo Povo Heliopolense que dele retirou o seu sustento. Os lixos nas suas margens e a falta de atenção dos Poderes que regem as Casas do Poder Executivo e Legislativo Municipal, faz com que o quadro de abandono aumente sem parar. S.O.S. Açude de Heliópolis nós precisamos salvá-lo antes que ele morra.