sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

RESUMO DO ANO DE 2009 NO MUNDO E EM HELIÓPOLIS

Por: Analista Político do Impacto

O ano de 2009, já é coisa do passado. Quem aproveitou fez dele o melhor ano de sua vida. Sabemos, no entanto, que não foi um ano fácil e apesar dos belos sorrisos e alegrias momentâneas. As lágrimas rolaram dos olhos de muita gente em todo o mundo. Presenciamos vários Terremotos, desastres ecológicos, naufrágios, incêndios, guerras, atentados e mortes, mas mesmo assim, conseguimos levar o ano até o seu final. No cenário mundial quebrou bancos, empresas e causou uma forte turbulência em todo o mundo e aqui em no nosso país (Brasil), ficamos longe dela e navegamos baseados naquilo que os grandes chamam de instabilidade econômica, mas, no entanto, o escândalo de corrupção no Governo do Distrito Federal em Brasília, que teve como Ator principal o Governador José Roberto Arruda e aliados, feriu a nossa constituição e fez com que o nosso país fosse manchete em todos os jornais do planeta.
Aqui, em nosso município (Heliópolis), a crise não afetou muita gente, mas a falta de políticas publica para a juventude já levou mais de 80% dos jovens que aqui concluíram seus estudos para as capitais, na busca do seu primeiro emprego, deixando bem claro, que os gestores ao longo desses quase 25 anos de histórias, não ligam para os jovens Heliopolenses. No cenário administrativo municipal, o novo prefeito desse município Walter Almeida Rosário do PCdoB (Waltinho) tomou posse na Câmara Municipal de Vereadores juntamente com a Vereadora Ana Dalva do PPS e os Vereadores Giomar e Claudivam, ambos do PCdoB. No seu primeiro discurso, o prefeito afirmou que o compromisso prioritário de sua gestão seria com o interesse público em conjunto com a população. Já a vereadora Ana Dalva agradeceu os votos recebidos e disse que irá honrar da melhor forma, trabalhando por uma Heliópolis melhor. O vereador Giomar agradeceu os votos e prometeu realizar juntamente com o novo prefeito uma gestão direcionada para todos.
Passado seis meses de administração, ocorreu a primeira baixa no governo do Prefeito Waltinho, quando Marcelo de Agenor e Mundinho do Tijuco falaram em público que havia cortado os laços com o governo e que iriam formar um novo grupo político. A partir daí, uma verdadeira guerra foi iniciada e o alvo principal das criticas da oposição e de Mundinho do Tijuco era o prefeito Waltinho e o seu jeito de administrar. Em respostas as cobranças do Povo lá fora e da Oposição, o prefeito Waltinho disse no seu terceiro discurso, que o compromisso assumido na campanha continua de pé e que o objetivo principal no momento é pagar as dividas do município e os precatórios para resgatar o prestigio do município junto a União e aos Governos Estadual e Federal. Waltinho ainda fez questão de lembrar que não iria pagar dividas pessoais de mingúem e que foi eleito para administrar Heliópolis, e isso é a sua meta. Quanto às císticas da oposição! O prefeito deixou bem claro que o inicio das obras estão próximo e, quando os caminhões de pedra começarem a chegar, essas criticas logo irão parar e, disse ainda, que não adianta os apressados terem pressa, pois a sua gestão está apenas no inicio. Ao povo, o prefeito apenas fez questão de lembrar que necessita do apoio de todos para tirar o município do atraso. Dando continuidade nesse resumo que marcou o ano de 2009, vale na pena colocar como destaque do ano. A Câmara Municipal de Vereadores, que pela Primeira vez trabalhou intensamente aprovando projetos, indicações, moções de pesar e requerimentos. Ao todo, foram cerca de 79 Ações votadas e aprovadas pelos vereadores, desse total, 22 Projetos são de autoria do Poder Executivo e 15 do Poder Legislativo Municipal. Ainda foram aprovadas 39 indicações, 09 Requerimentos e 09 Moções de pesar da autoria dos vereadores. Em relação aos quatro anos da gestão passada, a presidência atual soma um total de 18 projetos a mais que dá um percentual de 70%. Realmente, os vereadores estão de parabéns e o atual presidente José Mendonça tem si mostrado muito atento no comando dessa gestão. Os vereadores que mais enviaram projetos, requerimentos e moções foram, Ana Dalva PPS, Giomar e Claudivam do PCdoB, Renilson do PT, Gaminha e Cloves do PSDB. E os que não enviaram nada foram os vereadores Valdelício e Naudinha.
FATOS QUE MARCARAM O ANO.


ADEUS GOGÓ DE OURO. Em meados dos meses de setembro e novembro duas mortes colocaram em cheque a segurança municipal. Jacson Miranda casado e pai de uma linda menina foi cruelmente assassinado enquanto dormia na sua casa com mais de dois tiros. Os assassinos até hoje não foram pegos e a polícia parece não ter pista deles. A morte de Jacsom Miranda deixou todo povo da cidade assustado e triste. Alguns dos moradores ao redor do município e nas cidades vizinhas lamentam muito o ocorrido. No dia do seu velório uma multidão de acompanhou o caixão até o cemitério local onde foi sepultado, deixando bem evidente que ele era muito querido aqui. Passado alguns dias do assassinato, um outro crime veio à tona e causou indignação e muitos protestos na cidade, quando dois Meliantes assassinaram com mais de dez facadas no Mercado Municipal o Jovem Carreirinha. Nesse assassinato a Policia trabalhou rápido e conseguiu prender os dois meliantes que confessaram ter matado a vitima. Hoje parece que a paz voltou a reinar na cidade, mas a segurança municipal continua sendo muito precária.
ELEIÇÃO NO STRH. No Sindicato dos Trabalhares Rurais de Heliópolis aconteceu uma eleição, que foi marcada por traições, acusações e lavagem de roupas surjas. Os candidatos Juarez e Zé Guerra travaram uma intensa batalha para ver quem tinha mais prestigio junto aos trabalhadores e associados rurais no sindicato. Apesar de sua influencia e liderança ao longo dos seus 12 anos como presidente do STRH, Zé Guerra foi derrotado por Juarez, que vibrou muito com a vitória, pondo um fim na trajetória do sindicalista Zé Guerra na presidência do STRH.
NOVO PRESIDENTE DO PT. No dia 27 novembro de depois de um acordo entre as partes interessadas na presidência do PT, aconteceu à eleição do PED, que elegeu Aderaldo como o novo presidente do Partido dos Trabalhadores de Heliópolis.
FORMANDOS SEM ESCOLA. Mais uma vez os formando da escola Governador Waldir Pires ficaram na saudade. Em dezembro de 2005 após uma batalha com o gestor da época, alguns formandos decidiram realizar a cerimônia de formatura na fazenda União do Amigo Zé de Miguel, esse fato causou um mal-estar na administração daquele ano, que dividiu opiniões nas ruas e dentro da escola. Hoje passado quase cinco anos, outro fato semelhantes chocou a opinião pública, professores, políticos, estudantes e formandos. Tudo pelo simples motivo de os alunos da escola Waldir Pires querer Homenagear alguns Professores que para eles contribuíram muito na sua formação ao longo dos seus quatro anos de estudos. Professor José Milton, Professora Andréia e o Professor Igor Leonardo, esses foram os nomes dos homenageados que foi apresentada ao diretor do Waldir Pires Marizan, ao Secretário de Educação Antonio Valter e ao Prefeito Waltinho. As analises foram feitas, reuniões foram marcadas e nada adiantou, pois segundo os formandos o prefeito não aceitou e pediu que os alunos fizessem algumas retificações nos nomes dos homenageados. Mas, no entanto, a resposta dos formandos foi negativa e nada foi mudado. Como não houve acordo entre os formandos o prefeito e direção da escola, a cerimônia de formatura foi marcada para a Fazenda União de Zé de Miguel, pois segundo os alunos a Escola onde eles estudaram ao longo dos anos também foi negadas indignando ainda mais os formandos, que ficaram frustrados. No entanto a Formatura aconteceu com muita alegria, dedicação e homenagem ao melhor professor do WP Zé Milton.


ESPAÇO RESERVADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE HELIÓPOLIS

RESGATANDO O PRESTIGIO. Demorou mais de 23 anos, mas, agora é fato concretizado e todo o Povo do Município já pode comemorar. Heliópolis estar fora da lista de inadimplentes. Essa fantástica façanha só foi possível graças aos esforços do Prefeito Waltinho do PCdoB, que ao longo dos seus discursos despertava o desejo de pagar as dividas do município junto a União e aos Governos Estadual e Federal. Hoje Heliópolis respira aliviada e com um futuro bem amplo pela frente. Agora já é possível realizar convenio com o Estado e com o governo Federal sem medo de ter o seu pedido negado.
ATENDENDO SOLICITAÇÃO. Os Moradores solicitaram e o Prefeito Waltinho atendeu autorizando a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água no povoado João Grande e das comunidades do Cubazê e Pindobal. Essa era uma antiga reivindicação dos moradores dessas comunidades que só agora nessa nova gestão foi atendida.
AÇÕES DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL. A Secretária de Ação Social iniciou os trabalho de sua secretaria realizado um recadastramento do assegurados do Bolsa família, que tinha cerca de 1700 família recebendo o beneficio e, após feito esse recadastramento foi possível incluir mais 399 famílias no programa do Governo Federal. A secretaria nesse período recebeu mais de 1200 famílias que foram tomar orientações sobre o programa. Os esforços da secretaria em divulgar os problemas e convidar as famílias para se recadastrar foi um sucesso segundo a secretária Geisa. Durante esse tempo a Cidade acolheu a Caravana do PETI, que veio a Heliópolis trazer o Cata-vento, que foi entregue ao prefeito Waltinho para que Heliópolis fosse incluso no combate ao trabalho infantil no município. A vista da Caravana do PETI foi encerrada com um dia inteiro com brincadeiras, distribuições cachorro-quente, brindes e pirulito para as crianças, em homenagem ao dia das crianças e a inclusão da cidade no CRAS (Centro de referencia da assistência social), que irá trabalhar pelo bem dos beneficiários do Bolsa família, atingindo todos os seguimentos desde crianças, jovens, adultos e idosos.
OS ESFORÇOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. A Secretaria de Educação sobre o comando do Secretário Antonio Valter fechou o ano de 2009 com algumas ações que foram vistas como eficientes.
* Implantou o Piso Nacional dos Professores aprovado Câmara de vereadores e assinado pelo prefeito Waltinho.
* Realizou o pagamento dos professores e servidores de apoio do mês de Dezembro de 2008 e, pagou o 1/3 das férias dos professores e do pessoal de apoio.
* Criou a Biblioteca Pública Municipal, que recebeu o Nome do professor José Moreira dos Santos Filho e, juntamente com prefeito o Secretário Antonio Valter assinou o Contrato de Comodato com o Ministério da Cultura e a Fundação Biblioteca Nacional, que será inaugurada em breve.
* Instalou o Centro de Digital e Cidadania e o Laboratório de Informática, que em breve estará funcionando.
* Implantou o Projeto Esportes nas Escolas, sobre o comando dos Professores Silvano Pereira e Alan Frank. Projeto esse que já foi realizado entre os meses de Setembro, Outubro e Novembro nas escolas de todo o município.
* Implantou nas escolas da cidade a Pratica do Karater sobre a orientação dos Professores Silvano e Alan Frank. E com um enorme esforço do Prefeito Waltinho e da Secretaria de Administração, o município após ter saído da inadiplencia, assinou com o MEC e com FNDE o contrato de compra de um Ônibus Escolar para os estudantes do município, fato inédito da atual gestão. Vale ressaltar que esses avanços não foi um trabalho isolado, mas sim um esforço e empenho de todos que fazem a Administração Heliópolis Construindo Um Futuro Melhor para Todos.
AS PRIMEIRAS NOTICIAS DE 2010.

3ª FESTA DE CARRO DE BOI DE HELIÓPOLIS. A Maior e mais famosa Festa de Carro de Boi dia 24 de Janeiro na Fazenda União vai pegar fogo. O Amigo Zé de Miguel, Carleon e Zé Américo do Saco Grande entre outros Carreiros, tem a honra de convidar todo Povo Heliopolense para participar dessa festa que promete ficar na História e na lembrança dos moradores dessa cidade. Até hoje só Zé de Miguel vem mantendo vivas as principais Tradições deste Município e, a Festa do Carro de Boi é uma delas. EU VOU E VOCÊ VAI?...
JOVENS DE RETIRADAS. Todos os anos a cena é a mesma. Jovens estudantes depois que concluem os seus estudos vão rumo às cidades de São Paulo, Aracaju, Salvador, Santa Catarina entre outras, na esperança de conseguir um emprego. Só para se ter uma idéia mais de 80% dos Jovens que concluíram seus estudos já viajaram e, os 20% restantes se dividem entre as Cidades de Poço-Verde –SE, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal e os ainda insistem em ficar, estão ajudando os SEUS PAIS nas tarefas na roça.
PREFEITO AUTORIZA OBRA DE CALÇAMENTO DA RUA POÇO-VERDE. Já foi iniciada a primeira obra deste governo. Se trata do trabalho de calçamentos e escoamentos sanitário da Rua Poço-verde, que terá mão dupla. Segundo a secretaria de obra do município outras obras maiores que essa irá ser realizada ao longo desse ano.
EMPRESA GANHA CONCORRENCIA DOS 17 KM DA BA 393. A Empresa Brasileira de Engenharia ganhou a concorrência e em breve as obras de recuperação da BA 393 que liga Heliópolis a BR 110 começará. Parece que depois de tanto anos o Povo do Município vai ser beneficiados com uma nova rodovia. Os trabalhos dos 12 km que liga Heliópolis a Poço-verde estão quase no fim e, acredite em março tudo estará pronto e o Governador Wagner virá ao nosso Município para fazer a inauguração.
JOVENS VIGILANTES DE HELIÓPOLIS GARANTEM SEGURANÇA DA CIDADE. A Segurança municipal sempre foi um dos maiores problemas deste município. Os gestores que por aqui passaram nunca se tiveram interesse em colocar vigilantes nas ruas. Foi pensando nisso que alguns jovens tiveram uma idéia de formar A Sigla J.V.H. Jovens Vigilantes de Heliópolis, para trabalhar nas principais ruas desta cidade fazendo a Segurança das Casas Comerciais e Residências. Hoje graças ao apoio dos moradores e donos de Casas Comerciais é possível realizar um lindo trabalho, levando segurança para quem precisa. Jovens Vigilantes de Heliópolis Abrace Essa Idéia.
CREDIBILIDADE EM ALTA. A ótima colocação do Deputado Estadual Álvaro Gomes do Partido PC do B, foi um de muitos presentes neste ano de 2010 que o nobre Deputado deve ganhar. Numa pesquisa realizada pelo site do Subúrbio da Cidade de Salvador (Suburbionews), anuncia que Álvaro Gomes ocupa o Sétimo (07) lugar com 5,33%. Essa pesquisa ainda está em andamento, mais tudo indica que Álvaro tem boas chances de alcançar os lideres nessa pesquisa. O Deputado ficou muito feliz ao saber que o seu nome estar sendo bem visto nessa enquête que traz muitos nomes de respeitos como o do Governador Jaques Wagner, João Henrique Prefeito de Salvador, Fátima Mendonça Primeira Dama do Estado da Bahia, Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino ambos do PT. O Deputado Álvaro ainda lidera a pesquisa quando o assunto é ACM Neto, Paulo Souto e César Borges que fazem parte do Carlismo na Bahia.


AS RAPINDINHAS DO IMPACTO

PEDIDO DE DEMISSÃO. O pedido de demissão de Marlon que estava à frente na cadeira de presidente do Sindicato dos Servidores Público de Heliópolis SINDEH pegou muita gente de surpresa. A fragilidade e a pressão que Marlon estava sofrendo, foi um dos motivos para o seu afastamento. O vice Gilvan assumiu a presidência, mas já avisou que não tem interesse em ficar no cargo. Numa reunião que aconteceu no ultimo dia 16 de janeiro na Câmara de Vereadores, ficou decido que nomes para assumir a presidência da casa têm muitos, mas decisão mesmo só Sábado dia 23 de Janeiro, onde mais uma vez o SINDEH irá convidar todos os associados para marcar presença.
FESTA DO CARRO DE BOI. Cerca de Setenta (70) Carros de Boi foram visto desfilando pelas principais ruas da cidade no ultimo domingo dia 17 de Janeiro. A presença marcante do Prefeito Waltinho, da Primeira Dama Elza, dos Visitantes e do Povo Heliopolense, o cortejo percorreu algumas ruas da cidade. A Equipe de organizadores da festa João Zito de Candu, Vice-prefeito Zé Guerra, Zelito de João de Cristo, Fofão e de João de Benedito, fizeram bonito e fez a alegria dos Carreiros que mostram que de Carro de Boi eles entendem muito. A saída foi da Fazenda Cajueiro na Rua Caiçara onde muita gente aguardava ansiosa. Talvez ninguém notou, mas o Grande Zé de Miguel que foi o pioneiro a realizar uma festa de Carro de Boi nesta cidade estava presente, deixando bem evidente com ele não existe aborrecimentos.
PRIMEIRA COPA DOS VETERANOS DE FUTEBOL SOCIET. Está pegando fogo a disputa no Campeonato de futebol dos Veteranos de Society aqui em Heliópolis no Campo da Chácara. O inicio foi dia 10 de janeiro e, as primeiras quatro equipes mostraram que vieram para vencer. Os Jogadores a pesar de estarem com a idade avançada, mostraram que ainda tem muita categoria e bom desempenho, habilidades e agilidades com a bola nos pés. Os jogos estão acontecendo sempre aos domingos a partir das 08h00minh da manhã. Os organizadores Silvano Santana, Alan Frank entre outros convidam você para prestigiar essa idéia, que tem o apoio dos comerciantes da cidade, da Secretaria de Educação/Esporte/Lazer e da prefeitura municipal de Heliópolis.

Um comentário:

  1. Tio Jorge qual é mesmo o seu cargo na prefeitura de Heliopolis?è por que encontrei muitas contradiçoes com a realidade cruel que passamos,você perdeu sua linha editorial?,desse jeito seu jornal vai perder a credibilidade que tinha.basta ler em outros blogs,o do amigo Landisvalth,o do professor Igor Leornado,o do SINDHELI,blog do Joilson Costa,enfim há muitas contradiçoes com o seu.
    OBS.desculpa mais sou sincero,e muitas vezes critico tambem,mais não podemos enganar o povo,pense comigo se queremos que o prefeito trabalhe precisamos mostrar a realidade da sua gestão para que o mesmo mude,nao podemos subsistimar a inteligencia do povo por ex.o prefeito pagou todas as dividas anteriores em um ano,não estou aqui pra defender ninguem mais pelo amor de Deus isso não foi merito dele,e nem seria possivel em apenas um ano,convidou pra atualizar-se sobre as receitas e situação do nosso municipio entre nesse site www.tcm.gov.br

    ResponderExcluir