quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LINGUA AFIADA

LINGUA AFIADA
POR:TIO JORGE


Uma frase muito conhecida exclamava a centenas de anos atrás. “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou”. Iniciar uma nova Era, um novo Tempo ou um novo dia, sempre foi e vai ser essencial para um Povo, para uma Comunidade, uma Nação, um País, um Estado e para um Município. Estrear uma nova configuração visando o bem comum de um Povo é sem dúvida algo notável e admirável, mas para que isso tudo aconteça é necessário que o Óvulo seja fecundado com idéias e visões de democracias. No entanto, sabemos que existe no meio disso tudo uma multidão ansiosa e inquieta lá fora, que acreditou naquilo que um certo Grupo apresentou como novidade; essa multidão denominada (Povo) depositou tudo o que lhe restava de esperança tentando crer que a tal mudança vai realmente acontecer. Hoje ao observar um pouco o resumo da atual administração que completou Oito meses, vimos sem neblina um município que ainda luta para sanar as dividas e sair do atraso. Vimos também uma Oposição travando uma batalha sangrenta com o executivo exigindo dele mais clareza e ações concretas e reais. É notório também enxergar a imagem Arcaica de uma Câmara Municipal de Vereadores, que ainda adota o processo do Toma lá dá Cá, ação essa que sabemos que é imoral e inaceitável. Quem votou nesses vereadores, votou sabendo que era muito difícil vê-los como verdadeiros representantes do Povo, pois muitos acabam se perdendo no caminho. As evidencias da retomada do crescimento deste município vista e analisada por esses vereadores que estão ao lado da situação, é muito acromática, afinal eles são fieis ao dilema Sim senhor, Não senhor.
Durante muitos anos este município sobreviveu dos restos e das migalhas dada por uma cidade que cresceu e está crescendo a cada dia e hora, graças aos investimentos e ações verdadeiras dos que lhes administrara, pois todos acreditam que tudo foi feito como deveria. Ao se libertar da Cidade Mãe (Ribeira do Amparo), Heliópolis adotou a idéia de ter uma identidade própria, onde o crescimento econômico, a transparência nos gastos dos recursos públicos e os investimentos na economia local seria a bandeira de todos aqueles que ajudaram na Emancipação, mas, no entanto, parece que tudo isso ficou para traz estacionado nas propostas ultrapassadas dos gestores que aqui governaram. Diante de tudo isso Heliópolis hoje não vive como deveria, só vegeta, devido à falta de Políticas Públicas mais direcionadas ao bem comum. Então nessa hora é interessante notar que Vão-se Décadas, Eclipses Lunares e Solares. Surgem Guerras, Terrorismos e Heliópolis ainda vive no balanço da Maré.
PESQUISA IMPACTO APONTA DESCRENÇA DO POVO


Com reflexão na pesquisa realizada por este Jornal durante o recesso Parlamentar do Poder Legislativo Municipal algo ficou bem visível. Apesar dos Vereadores negarem, o termo regular dominou boa parte da pesquisa, que concluiu como descrença as tentativas dos Vereadores em mostrar serviços. Essa pesquisa apontou que os Vereadores Novos Giomar, Ana Dalva e Claudivam são os únicos que se salvaram, por estarem exercendo o seu primeiro mandato e, revelou algo mais, a falta de interesse das pessoas em ir assistir as sessões da Câmara. A maioria dos entrevistados afirmou não ter ido a nenhuma das sessões e, isso mostra que eles estão por fora dos assuntos do município. Confira agora o resultado final dessa pesquisa.

1- Passado o primeiro período da Câmara Municipal de Vereadores como você avalia o desempenho dos vereadores?
Bom 13% Regular 38% Ruim 26% Ótimo 3% Não Sei 20%.
2- Na sua visão qual foi o Vereador que mais honrou o seu Papel de representante do Povo na Câmara?
Giomar 25% Ana Dalva 22% Nenhum deles 20% Não sei 15%
Claudivan 12% Cloves 3% Renilson, Mendonça e Gaminha 1% cada.
3- Que Nota você daria aos Vereadores da Base Governista?
Não daria Nota 30% Nota Cinco 25% Não sei 18% Nota Seis 13% Nota Dez e Sete 7% cada.
4- Que Nota você daria aos Vereadores da Oposição?
Não daria Nota 37% Nota Cinco 29% Não sei 18% Nota Oito 8%
Nota Seis 7% Nota Dez 1%.
5- Qual dos Vereadores da oposição foi o mais Falante e Ativo?
Ana Dalva 56% Nenhum deles 30% Não sei 14% Obs: Valdelício e Naudinha não tiveram votos.
6- Qual dos Vereadores da Base Governista foi o mais Falante e Ativo?
Giomar 38% Nenhum deles 24% Claudivan 18% Não sei 16% Renilson 4%
Obs: Gaminha e Cloves não tiveram votos.
7- Você assistiu todas ou algumas das Sessões da Câmara?
Não 51% Sim 49%.

ELES ESTÃO DE VOLTA


Os vereadores voltaram aos trabalhos na Casa do Poder Legislativo Municipal na última segunda feira dia 03 de agosto, após um primeiro semestre onde quase não houve trabalho, os vereadores voltaram prometendo mais empenhos e menos burocracia. Durante o recesso nosso repórter Tio Jorge pediu ao Presidente da Casa que resumisse em uma única palavra as ações da Câmara nesse primeiro semestre, Mendonça afirmou que foi Bom. Só resta saber pra quem!
Nas primeiras sessões do segundo semestre os vereadores apresentaram algumas indicações e moção de pesar. O Vereador Giomar como é de costume apresentou Três indicações que solicitava do Executivo para colocar novos nomes nas ruas que já são conhecidas para facilitar o trabalho dos carteiros. O Vereador Claudivam pela primeira vez apresentou um projeto que realmente foi bem notório. No seu projeto Claudivam se mostrou muito preocupado com a falta de espaço no Cemitério local e solicitou do Executivo que comprasse um terreno dentro da cidade para que nele fosse construído um novo Cemitério, com essa atitude o Vereador Claudivam saiu na frente de todos. A Vereadora Ana Dalva fez duas indicações de moção às duas famílias que perderam duas pessoas muito queridas e o presidente atendeu ao pedido da vereadora.


ELES VENCERAM


Agora é lei federal sancionada pelo Presidente Lula. Foi exatamente assim que aconteceu e os Agentes Comunitários de Saúde de todo o Brasil inclusive os de Heliópolis estão estabilizados e agora são funcionários efetivos. Essa vitória foi lembrada numa Sessão Solene de posse na Câmara Municipal de Vereadores de Heliópolis, onde estavam presentes além dos Vereadores, os Secretários de Finanças, de Saúde e de Educação Zé Mário, Antônio Walter, Dirá e os representantes da 11ª Dires. No discurso de posse do Vereador Giomar que também é Agente Comunitário de Saúde, eles agradeceu a presença do presidente da casa, aos vereadores e aos Agentes de Saúde; ele fez um discurso resumido afirmando que essa luta vem de muito anos e, só agora o governo reconheceu o importante papel dos agentes.
Realmente o Vereador Giomar e todos os Agentes Comunitários de Saúde estão de parabéns pela vitória, no entanto, não podemos esquecer de lamentar a ausência e o agradecimento ao Deputado Federal Walter Pinheiro que tanto lutou por esses agentes. Parece que os esforços do deputado que durante anos travou com o Governo Federal uma guerra para que o Ministério da Saúde reconhecesse o importante papel desses agentes no Brasil foi em vão, pelo menos para os agentes da Cidade de Heliópolis. Uma outra observação foi o fato de o Povo da Cidade e dos Povoados não terem sido convidados para comemorar essa cerimônia de posse e, isso foi uma falta de respeito com o Povo do Município. Mais uma vez o Povo foi deixado de lado, só resta agora lamentar profundamente. Isso é uma Vergonha.


DEMISSÕES EM MASSA NA PREFEITURA DE HELIÓPOLIS.


A Justiça do Trabalho determinou e autuou vários prefeitos sobre o excesso de funcionários. Diante dessa determinação os Prefeitos têm até o fim do ano para realizar concursos públicos nas suas cidades. O Procurador Senhor Pacífico A. Luz Alencar Rocha foi quem autuou os prefeitos. Aqui em Heliópolis os funcionários da prefeitura foram pegos de surpresa assim como o Prefeito Waltinho, que segundo a sua assessoria de imprensa ficou muito triste em ter que realizar tal ação. Segundo o secretário de Finanças do Município Zé Mário Nunes, o Prefeito Waltinho teve que demitir mais de 200 funcionários para não ser multado. Zé Mário ainda disse que foi difícil mais o Prefeito Waltinho nunca não tem interesse de fugir das suas obrigações e assumiu toda a responsabilidade e conseqüência, mas fez questão de lembrar que por um lado isso é chato e lamentável, mas por outro será a chance dos cidadãos Heliopolenses conseguirem um trabalho digno sem necessidade de ficar nas portas dos políticos pedindo emprego.


COISAS QUE SÓ ACONTECE EM HELIÓPOLIS.


Como se não bastasse o estado de abandono do Galpão de Feira verde situado na Praça Isabel Ribeiro e do Moinho de Milho inaugurado em 1994, outra obra que teve o apoio do Banco Mundial e da CAR parece que vai ficar no esquecimento.
A Associação Comunitária Sagrado Coração de Jesus, conseguiu uma Casa de Farinha para essa cidade, mas o interessante disso tudo é o fato de ela nunca ter funcionado.Na época o problema alegado foi a falta de energia elétrica no local. Passado alguns anos o Programa do Presidente Lula Luz Para Todos levou energia até o local e ela nunca foi colocada em funcionamento. No ultimo Sábado dia 01 de agosto uma festa dentro da Casa de Farinha marcou a inauguração de um Novo Bar na Cidade, (Bar Casa de farinha). Isso mesmo a Casa de Farinha construída pela CAR virou um Bar e, parece que os seus associados aprovaram a transformação, pois até o presente momento ninguém reclamou ou fez alguma queixa. ISSO SÃO COISAS QUE SÓ ACONTECE AQUI NO MUNICÍPIO DE HELIÓPOLIS.

Um comentário:

  1. Olá Waltinho,

    Estamos acompanhando tudo que sai sobre a cidade, muito interessante essa postagem dando esclarecimento aos internautas, agora invadir mais a população com os meios que eles tem amis acesso na cidade.

    Abraços

    Thiago Carvalho- Código 5

    ResponderExcluir